"Nunca foi tão bom estar em casa!"

MDK Planejados

Avenida Sapopemba, 7500, Vila Virginia, São Paulo
WhatsApp: (11)97190-6639
Fixo: (11)23022748
mdkplanejados@gmail.com

MDF e MDP: O que são?

29/08/2015 10:59

Muitas pessoas têm dúvida em relação ao que são MDF e MDP e quais as diferenças e semelhanças entre os dois. 

MDF é uma sigla que significa "Medium Density Fiberboard", ou seja, Painel de Fibras de Densidade Média. Ela é um painel de fibras de madeira, homogêneo em toda sua superfície e em seu interior. Possui alta resistência e estabilidade, proporcionando excelentes acabamentos em móveis, molduras, rodapés, colunas, etc. Destaca-se pela possibilidade de ser pintado ou laqueado, podendo ser cortado, lixado, entalhado, perfurado, colado, pregado, parafusado, encaixado, moldurado.

MDP significa "Medium Density Particleboard", ou seja, Painel de Partículas de Densidade Média. Ela é um painel de madeira industrializado, um móvel feito de MDP será sempre mais econômico que do que um feito de MDF.

Ambos são ecologicamente corretos, pois em sua fabricação não são empregadas madeiras de árvores nativas, apenas provenientes de reflorestamento.

A principal diferença entre MDP e o MDF é que no painel de MDP são utilizadas partículas de madeira em camadas, ficando as mais finas na superfície e as mais delgadas no miolo, já no MDF, por sua vez, aglutinam-se fibras de madeira. Porém, ambos são classificados como Painéis de Madeira de Média Densidade.

O MDF é mais resistente a água do que o MDP, entretanto ele não é imune a ela, quando o MDF entra em contato continuamente com a água ele tende a inchar e o MDP a se degradar, esfarelar, por isso o MDF é mais durável, ele aguentaria um vazamento em sua casa sem que você tenha que trocar seus móveis.

Atualmente a Arauco, indústria que fabrica painéis de MDF, produziu o MDF Hidrófugo, no qual são adicionadas resinas especiais que atuam em conjunto e o torna resistente à umidade. Entretanto este tipo de painel ainda apresenta um valor elevado no mercado, porém seria inteligente sua utilização em banheiros, cozinhas e lavanderias, para que de forma alguma seus móveis fossem prejudicados.

Bibliografia: https://www.araucopaineis.com.br/marcenaria/

                      https://www.montagge.com.br/mdf.htm